Cirurgia de varizes

Vários procedimentos estão disponíveis, dependendo de vários fatores anatômicos como diâmetro, localização e extensão da doença.

CIRURGIA CONVENCIONAL

A cirurgia de varizes pelo método convencional é realizada no ambiente hospitalar, em centro cirúrgico, com o paciente sob anestesia peridural, raquidiana ou geral. Esta técnica é indicada para ressecção de todos os calibres de veias, exceto os vasinhos, porém devido à necessidade de internação e anestesia é reservada para pacientes com número maior de veias varicosas. O tempo de internação vai depender da extensão do procedimento, mas geralmente recebe alta no mesmo dia. O tempo de repouso é mais prolongado, se estendendo por 7 a 14 dias. Este procedimento vai tratar as veias aparentes e suas causas.

CIRURGIA DE MICROVARIZES

A cirurgia de microvarizes consiste na retirada de varizes de menor tamanho, em pequena quantidade ou em extensão limitada. Estas microvarizes são também chamadas de veias tributárias varicosas, veias reticulares ou colaterais varicosas.

Tradicionalmente a cirurgia de microvarizes é realizada em ambiente ambulatorial, com anestesia local. Entretanto pode haver a necessidade de ser realizada em ambiente hospitalar quando há grande quantidade de veias reticulares.

Alguns dias após o procedimento surgem poucos hematomas no trajeto da retirada das varizes que desaparecem em poucas semanas. O resultado estético é muito bom já que as incisões são muito pequenas e praticamente desaparecem em poucos meses.

Como é feita a cirurgia de varizes?

Na cirurgia de varizes, as veias são retiradas por pequenas incisões escalonadas. Essas incisões devem ser o suficientemente pequenas para obter-se o melhor resultado estético. Mas também devem garantir a saída total da veia no segmento que está varicosa (dilatada e com refluxo). Utilizamos incisões com bisturi com uma ponta bem fina, ou com agulha de injeção. A retirada das varizes é ainda assim realizada com pequenos e delicados ganchos semelhantes às agulhas de crochê. Dependendo da extensão e quantidade das varizes, várias incisões são necessárias para realizar o tratamento das varizes.

Por que surgem varizes tão grossas?

Varizes mais grossas podem surgem por várias causas:

  1. Insuficiência de veias safenas: cada perna tem duas safenas, quando essas veias são dilatadas, geralmente estão associadas a varizes de maior tamanho.
  2. Insuficiência de veias perfurantes: as veias perfurantes comunicam as veias superficiais com as profundas e quando estão insuficientes, podem causar varizes maiores.
  3. Antecedente de trombose venosa: quem teve trombose pode ter maior chance de ter varizes mais graves ao longo de sua vida.

Como é o pós-operatório da cirurgia de varizes?

Ainda na sala de cirurgia, imediatamente após o procedimento, calçamos uma meia elástica com efeito antitrombo que ajuda na prevenção do inchaço e da trombose venosa profunda. O repouso é mínimo, sem necessidade de imobilização, e pode variar de 1 semana a 15 dias dependendo da quantidade de varizes, da técnica utilizada (cirurgia de varizes a LASER ou cirurgia de varizes tradicional). O repouso pode ser mais longo se houve necessidade de retirada da safena ou se foi um procedimento extenso.